Ocorreu, neste final de semana, palestra e curso sobre "O lugar da criança no século XXI", abrindo as atividades do CEPP em 2012. Contamos com a presença de Fátima Sarmento, psicanalista, membro da AMP, EBP/ seção Bahia e Coordenadora do núcleo de pesquisa em psicanálise e criança - Carrocel, que transmitiu sua experiência sobre a clínica infantil. Fátima abordou que na contemporaneidade a criança tem ocupado o lugar de gozo do outro, implicando no inconsciente, que o sintoma da criança pode ser lido como uma recursa ao poder do Outro. Trabalhou também a concepção das
crianças amos que respondem com o corpo e apresentam uma pobreza no campo do desejo. "Elas padecem de uma dificuldade com a operação de separação", acrescentou Fátima.
No sábado, abordou a concepção clínica do infantil como matriz da estrutura do sujeito, sendo a neurose infantil encontrada como núcleo da neurose adulta. Para tanto, trabalhou a estrutura do aparelho psíquico a partir da concepção fóbica, enquanto placa giratória, obeservando que, na clínica com criança, o analista deverá intervir sobre a estrutura.
Após esse encontro de estudo e discussão, continuaremos a debater o tema no seminário
Criança, Cultura e Sofrimento, coordenado por Lídia Noronha, que terá início em abril, na sede do CEPP.
Carlange de Castro
Nenhum comentário:
Postar um comentário