sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Lições Introdutórias à Psicanálise

Durante o segundo semestre de 2014, inauguraremos a série “Lições Introdutórias...” cuja finalidade é discutir dimensões teóricas caras à psicanálise a partir da obra freudiana. Serão realizadas quatro Lições Introdutórias à Psicanálise, cujo tema deste semestre é Recomendações aos que exercem a psicanálise. Essas Lições, abertas ao público e isentas de uma seleção prévia, seguem temas em investigação nas atividades do CEPP ou propõem outros, que sejam de interesse. No ano de 2014, trabalharemos um conjunto de artigos freudianos vulgarmente chamados de Artigos sobre a Técnica. De início, detectamos, nos textos freudianos em foco, que a escolha feita por Strachey, editor inglês das obras completas de Freud, que a palavra “técnica”, no mínimo, contribuía para um mal-entendido elementar: tratar a prática psicanalítica como um saber-fazer capaz de transmissão em forma de manual e de instruções técnicas. Além disso, a expressão “técnica psicanalítica” dava margem à desconsideração da dimensão ética que permeia a formação e o agir do psicanalista, dimensão essa nomeada por Lacan de “ética do desejo”. É no esforço de retomarmos os conceitos elementares desses artigos freudianos é que nos debruçaremos neles durante
este ano, com a perspectiva de dele extrairmos algo para a clínica contemporânea.

Setembro
Dia 13/09, sábado – A transferência e suas vicissitudes.
Referência: FREUD, S. A dinâmica da transferência (1912). Vol. XII. In: ____________. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

Outubro
Dia 17/10, sábado – Os princípios de uma psicanálise I.
Referência: FREUD, S. Recomendações aos médicos que exercem psicanálise (1912). Vol. XII. In: ____________. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

Novembro
Dia 08/11, sábado - Os princípios de uma psicanálise IIReferência: FREUD, S. Sobre o início do tratamento (novas recomendações sobre a técnica da psicanálise I) (1913). Vol. XII. In: ____________. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

Dezembro
Dia 07/12 - Os princípios de uma psicanálise IIIReferência: FREUD, S. Recordar, repetir e elaborar (novas recomendações Sobre a técnica da psicanálise II) (1914). Vol. XII. In: ____________. Edição Standard brasileiras da obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

Local: Sede do CEPP. Horário: 14h00m. Preço: R$ 40,00 as quatro lições ou R$ 15,00 cada uma (os membros do CEPP estão isentos de pagamento). Informações e inscrições: Tel.: 9844 2667/ 3305 2667 – Cássio Eduardo Soares Miranda E-mail: cassio.edu2007@gmail.com

Nenhum comentário: